VÍDEO: “A gente pode fazer cinema em Santa Maria”, diz Neli Mombelli após três Kikitos no Festival de Cinema de Gramado

VÍDEO: “A gente pode fazer cinema em Santa Maria”, diz Neli Mombelli após três Kikitos no Festival de Cinema de Gramado

Foto: Edison Vara (Pressphoto Oficial/Divulgação)

Ainda com a emoção na voz e tentando assimilar a dimensão da conquista, a equipe do filme “Quando a Gente Menina Cresce” celebra uma vitória histórica para o audiovisual de Santa Maria. O longa-metragem, dirigido por Neli Mombelli e produzido pela TV OVO, saiu do 53º Festival de Cinema de Gramado na noite de sexta-feira (22) com três Kikitos, incluindo o de Melhor Longa-Metragem Gaúcho, o primeiro da história de Santa Maria no festival.

📲 Mande seu relato para a CDN

Em um relato enviado à reportagem enquanto se preparava para retornar a Santa Maria, Neli Mombelli contou que o resultado foi uma surpresa.


– A gente está bem emocionado com o prêmio. As nossas apostas eram outras. A gente já estava muito feliz com o fato de estar no festival e poder levar as meninas para assistir ao filme pela primeira vez em Gramado – disse a diretora.


Uma vitória da comunidade

Foto: Edison Vara (Pressphoto Oficial/Divulgação)

Além do prêmio principal, a produção levou para casa o Kikito de Júri Popular e uma Menção Honrosa para as seis meninas que protagonizam a narrativa: Alana Matias, Ana Julia Freitas, Emilly Quevedo, Isadora de Freitas, Taiane da Rosa e Thaila Matias, alunas da EMEF Sérgio Lopes.


– O prêmio do júri popular quer dizer que Santa Maria se mobilizou muito. Vi circulando muitas mensagens, muitos posts. Esse prêmio é de todos nós. Muito obrigado a todo mundo que votou, que postou, que mobilizou, principalmente quem é da rede pública de educação – agradeceu Mombelli.


“A gente pode fazer cinema em Santa Maria”

Foto: Edison Vara (Pressphoto Oficial/Divulgação)

O documentário, que acompanha a transição da infância para a pré-adolescência das seis alunas, é o primeiro longa-metragem da TV OVO, coletivo de audiovisual que completará 30 anos em 2026. A conquista em Gramado, segundo a diretora, é um marco que transcende o próprio filme.


– Levar esse prêmio para Santa Maria, estrear com um longa-metragem e ainda ter um Kikito, mostra que a gente pode fazer cinema em Santa Maria. É uma caminhada construída conjuntamente por todo mundo que se dedica ao cinema e ao audiovisual na cidade. Eu acho que abre portas para todos nós, é potência. A gente pode ficar na nossa cidade para produzir – concluiu Neli Mombelli.


A obra foi uma construção coletiva que contou com o apoio da direção da escola, professores, estagiários e profissionais da saúde, e agora coloca a produção cultural de Santa Maria em um novo patamar no cenário estadual.

Foto: Edison Vara (Pressphoto Oficial/Divulgação)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia de ouvir Nelson Motta no Livro Livre: confira a programação da 52ª Feira do Livro desta segunda Anterior

Dia de ouvir Nelson Motta no Livro Livre: confira a programação da 52ª Feira do Livro desta segunda

“Tudo de bom que tenho na vida veio das histórias”, diz Letícia Wierzchowski, atração da Feira do Livro neste sábado Próximo

“Tudo de bom que tenho na vida veio das histórias”, diz Letícia Wierzchowski, atração da Feira do Livro neste sábado

Cultura